|
RP2 e a Ginástica Laboral
Por favor leiam primeiramente e atentamente a fundamentação didático – pedagógica do Método RP2
A Ginástica Laboral
De acordo com Valquiria Lima, (pós graduada em Ginástica Corretiva Postural, Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado), a necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente.
O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou essas mudanças e catalisou suas conseqüências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.
Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores.
A prof. Valquíria Lima em seu livro explica desde o conceito de Ginástica Laboral até as diversas formas de aplicação destes exercícios dentro de empresas e clinicas. A autora reforça a importância de uma atividade física no combate ao sedentarismo para a conservação da postura e, automaticamente, saúde física e mental para uma boa performance profissional.
Afirma ainda que a preocupação em encontrar técnicas que venham prevenir ou amenizar problemas e doenças crônicas degenerativas, causadas pela constante repetição de movimentos pela falta de orientação adequada no trabalho, é algo cada vez mais comum.
A autora acrescenta que a Ginástica Laboral deve ser integrada ao ambiente de trabalho e ao bem estar do trabalhador.
A crescente preocupação das empresas com a saúde e desempenho de seus funcionários faz da Ginástica Laboral uma ótima oportunidade de trabalho para o profissional de Educação Física.
O Método RP2 vem trazer para a Ginástica Laboral uma colaboração no processo de ampliação da qualificação e repertório dos exercícios. Através da apresentação de suas manobras (registros sensoriais espaciais e registros de estabilidade máxima ) de ativação estratégica e inteligente – ativação em rede - o Método RP2 objetiva a hierarquia de solicitação gradativa da dinâmica corporal e das conexões inteligentes de suas estruturas, resultando na organização ou reorganização da flexibilidade e força funcional.
Oferecemos cursos e workshops direcionados para a Ginástica Laboral.
|
|