|
Síntese do Método
O RP2 é um método de alongamento diferenciado no qual os exercícios destinados ao desenvolvimento desse parâmetro estão distribuídos de forma que proporcionem aos seus praticantes uma análise (investigação) de seu campo de ação (espaço pessoal) e de suas possibilidades de movimento (realidade corporal e limites).
O resultado dessa análise terá como resultante:
• Dentro do campo de ação (espaço pessoal): Assimilação dos planos: frontal, ântero-posterior, e diagonais nos diferentes níveis: baixo, médio e alto.
• Através da estimulação proprioceptiva : Investigação, percepção, reconhecimento e assimilação referente ao comprimento de seus segmentos corporais (dentro de sua própria realidade corporal), dinâmica dirigida em relação a velocidade de execução e energia empregada (controle motor), trabalhando-se a força concentrada de modo a melhorar seu desempenho global otimizando desta forma cada configuração corporal (registros de estabilidade máxima) propiciando e facilitando os ajustes necessários no alcance de suas reais amplitudes (geral e segmentar / Flexibilidade).
• Controle de seu equilíbrio (estático e dinâmico) relacionado a otimização da execução de sua movimentação específica proposta pelo método (passagens e posturas).
A prática do Método RP2 é distribuída em sequências que podem ser temáticas e gerais.
Seqüências Temáticas
Constituídas de passagens e posturas que tem como foco principal um tema referente ao trabalho de flexibilidade direcionado a:
A) Trabalho focando as linhas corporais (direita e esquerda) em decúbito dorsal, ventral e lateral.
B) Mobilidade de membros superiores e cintura escapular e cabeça.
exploração dos movimentos da cintura escapular; movimentos de independência ombro – braço; busca da mobilidade máxima do braço em relação ao tronco; relação dos braços com movimento do tronco.
• exploração dos movimentos da cabeça; relação da cabeça com movimentos dos braços.
C) Mobilidade de membros inferiores e cintura pélvica: exploração dos movimentos da pelve e seu equilíbrio sobre os membros inferiores; mobilidade da pelve nas diferentes posições (em pé, sentada, ajoelhada e deitada); mobilidade máxima da perna em relação à pelve.
CONFIRA AQUI O RESUMO DO LIVRO
|
|